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Especialidade de Árvores


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Identificando as Folhas e Árvores
1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos.
Árvore é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte. Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de seis metros na maturidade. As árvores têm ramos secundários, o que as distingue das palmeiras, portanto apenas asgimnospermas e angiospermas dicotiledôneaslenhosas são chamadas árvores. As palmeiras são angiospermasmonocotiledôneas.
Entre outros atributos, as árvores se caracterizam por terraiz pivotante, caule lenhoso do tipo tronco, que formaramosbem acima do nível do solo. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo.
Comparadas com outras formas vegetais, árvores e palmeiras vivem longo tempo. Algumas, como sequóiasejequitibás, vivem milhares de anos. Uma sequóia pode chegar a cem metros de altura.
Arbusto ou moita é todo vegetal do grupo dasangiospermas dicotiledôneas lenhosas, que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores.
2. Juntar e identificar folhas típicas de 15 espécies diferentes de árvores. Coloque-as esticadas, secas e com o devido rótulo num caderno apropriado, ou em folhas de papel do mesmo tamanho.
Nota – As folhas devem ser colocadas em uma folha de papel com os seguintes dados na etiqueta: data de coleção, nome da arvore, local de coleta e quem coletou. Seque as folhas para não estragar seu trabalho.
3. Conhecer de memória seus espécimes e ser capaz de identificar espécimes semelhantes no campo.
Item prático.
4. Mencionar dois exemplos de cada árvore citada e explicar:
a. para o que são usadas
b. ambiente em que crescem
c. alguma característica específica
d. região geográfica onde é encontrada
e. as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores
Pineheiro-do-Paraná - pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) ou pinheiro-brasileiro, também conhecido pelo nome de origem indígena, curi, é a única espécie do gênero Araucaria encontrada no Brasil. É uma árvore cuja ocorrência nomeou extensa formação nos estados do sul do Brasil e está hoje ameaçada de extinção. A espécie é de grande importância pois controla a qualidade da fauna e flora do bioma. A espécie foi inicialmente descrita comoColumbea angustifolia Bertol., em 1819. Seus pinhões servem de alimentopara pequenos animais no inverno, porque nesta época do ano quase não existem frutos e néctares.
Seus cones são como uma manjedoura, protegem asplantas menores e retêm a umidade. É nativa do bioma Mata Atlântica (ecossistema Mata das Araucárias) dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e algumas localidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Argentina (Misiones) e Paraguai, sempre em altitudes acima de 500 e abaixo de 1800 m. É uma planta dioica, sendo assim, apresenta os gêneros masculino e feminino em indivíduos separados.
As folhas deram nome à espécie, por serem pontiagudas e duras.
Suas sementes, os pinhões, eram importantes na alimentação indígena e ainda hoje são iguarias que inspiram muitas receitas. Medem cerca de quinze milímetros de largura na parte mais larga e cerca de dez centímetros de comprimento. As pinhas pesam vários quilogramas e podem atingir o diâmetro de cerca de trinta centímetros.
Ipê-Roxo - Árvore de porte médio, o ipê-roxo no período do outono, se enche de flores, para se reproduzir.
É o primeiro dos ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore.
Tem vários nomes populares como Ipê-roxo-da-mata, Ipê-una ou Pau D'arco, entre outros.
Madeira muito pesada, impermeável, resistente ao ataque de organismos xilófagos e muito dura ao corte, cerne pardo acastanhado ou pardo-alva-claro, geralmente uniforme, às vezes com reflexos esverdeados, textura fina a média, uniforme, grã direita ou revessa, superfície pouco lustrosa e medianamente lisa ao tato; cheiro e gosto imperceptíveis. Sua madeira apresenta grande durabilidade, sendo muito utilizada na construção civil.
É uma espécie largamente empregada no paisagismo em geral, pela beleza de suas inflorescências arroxeadas que surgem nos meses de julho a setembro. É uma espécie ameaçada de extinção devido à intensa procura por sua casca, que é considerada pela medicina popular como anticancerígena, anti-reumática e antianêmica.
A madeira do ipê-roxo, por ser muito pesada e de propriedades mecânicas altas, pode ser usada para acabamentos internos; artigos de esportes, como bolas de bocha e boliche, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, construções externas, como estruturas, dormentes, cruzetas, esquadrias, lambris, peças torneadas, tacos e tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias e instrumentos musicais, degraus de escada etc.
5. Mencionar o nome comum e explicar a diferença entre duas grandes classes de árvores.
Algumas famílias de árvores são: simarubáceas (madeira amarela e casco aromático), moráceas (com seiva leitosa e pequenas flores), marantáceas (monocotiledônias perenes) e pináceas (coniformes, com madeira fibrosa e de grande valor econômico). Um exemplo de morácea é a seringueira e de pinácea é o pinheiro.
6. Descrever a importância da conservação das florestas em sua região.

Ciclo da água

A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004). 

Amenizam o clima
Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.

Diminuem a reflexão da radiação do sol

Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.































Especialidade de Computação I






1. Escrever 200 palavras ou fazer um relatório oral de três minutos sobre a história dos computadores.   Exemplo de um Relatório:
   
Os primeiros computadores foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram exclusivamente usados em aplicações militares. Eles eram imensamente grandes e lentos, e eram usados em algumas das maiores organizações nos Estados Unidos. Nos anos setenta, quase todas as grandes companhias já tinham, pelo menos, alguns dos grandes sistemas de computadores. Mas as companhias pequenas e médias se adaptaram aos sistemas menores. Mas eles ainda estavam fora do alcance da maioria das pessoas.
   
Em 1974, a Intel Corporation desenvolveu o primeiro microprocessador conhecido como 8008. Com este processador os computadores ficaram menores e mais baratos.
   Os primeiros computadores domésticos foram desenvolvidos por Steve Wozniak e Steve Jobs, eles criaram o Apple I. Quase 500 unidades eram vendidas. Logo surgiu o Apple II. A diferença dos primeiros computadores e o Apple II é que este possui uma unidade de leitura e gravação e um sistema operacional de disco (ambos desenvolvidos por Wozniak).
   
Mais tarde outros PC's apareceram e as pessoas começaram a usa-los em casa e no escritório. Desde então os computadores não saiu mais de nossas vidas!
  2. Qual a definição dos seguintes termos: a) Hardware - Seu computador é composto de muitas partes chamado hardware. Seu hardware executa programas (software) que traduzem as instruções que você envia para seu computador em um idioma que ele pode entender. 
b) Software - É um conjunto de programas, procedimentos e documentação relacionada, associado a um sistema de computador.
c) Disquete Flexível - Um drive de disquete utiliza um disquete removível que tem menos capacidade de armazenamento que um disco rígido. O disquete é removível e possui vários tamanhos. Muitos sistemas usavam disquetes 5.25 polegadas (antiquado). Este disquete é fino e flexível, e por isso é um pouco frágil. A maioria dos computadores hoje em dia usam disquestes de 3.5 polegadas. Este tipo de disquete é protegido por uma cobertura de plástico dura.
d) Disco rígido - Um disco rígido é um disco não-removível que é embutido em seu sistema. Com um disco rígido, você pode armazenar grandes quantidades de informação em vez de armazenar isto em muitos disquete.
e) Mainframe - Durante os anos sessenta um CPU era normalmente fisicamente o maior e a mais complexa unidade em um sistema de computador e às vezes era chamado de mainframe.
f) Micro-computador - O computador pessoal são máquinas para uma só pessoa enquanto que computadores maiores geralmente têm vários usuários. A primeira geração de computadores pessoais era distinguível dos mainframes por uma capacidade pequena de memória, tipicamente de 16 a 64 kilobyte (um kilobyte, ou K, são 1.024 BYTES). Nos anos anos 80, a capacidade de memória aumentou, indo do megabyte até os gigabytes (um megabyte, ou M, é 1.024K, e um gigabyte é 1.024M); igualando e até ultrapassado o poder de mini-computadores e mainframes.
g) Mini-computador - Mini-computador são computadores digitais eletrônicos compactos que foram desenvolvidos nos anos sessenta. Eles foram chamados assim porque eles eram menores que os grandes mainframes. Mini-computadores usam tecnologia eletrônica equivalente aos micro-computadores mas tem capacidades de memória e velocidade mais próximo dos mainframes.
h) ROM - Abreviatura de Read Only Memory (Memória Só de Leitura). Memória semicondutora que pode ser lida mas não escrita e contém instruções e dados. A sigla ROM também pode ser usada para se referir a qualquer tipo de memória só de leitura, inclusive PROM e EPROM. Os dados contidos nessa memória não são apagados quando se desliga o computador.
i) RAM - Abreviatura de Random Access memory (Memória de Acesso Aleatório). As instruções que seu computador recebe e as informações que seus computador processa são mantidos na RAM enquanto seu computador estiver ligado sendo eliminado quando ele é desligado.
j) Alfanumérico - qualquer letra ou número usado num computador.
k) CPU - Abreviação de Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento). É o cérebro de seu computador. Este é o lugar onde seu computador interpreta e processa todas as informações. A parte do computador que executa cálculos, executa instruções e transfere informações entre todas as partes do computador. Microcomputadores contêm só uma CPU ou microprocessador.
l) Placa de circuito - Uma peça de Hardware que consiste de componentes eletrônicos presos a um placa feita de fibra de vidro ou de plástico. Placas de Circuitos são colocadas em slots de expansão e controlam as comunicações entre o computador e os dispositivos periféricos. Outros termos usados são Placa de circuito impressa, cartão de opção, e cartão de expansão.
m) Cursor - O marcador piscante na tela que mostra onde os carácteres que você digita no teclado aparecerão na tela. 


n) Porta - Dispositivo de hardware por onde são enviados e/ou recebidos dados. São usadas para conectar impressoras, monitores, scanner e modem.
o) Programa - Um arquivo executável que executa uma aplicação. Um arquivo de programa tem geralmente uma destas estensões: .EXE, .PIF, .COM ou .BAT. Por exemplo, EXPLORER.EXE é o nome do arquivo de programa que ativa o Windows Explorer. Um programa é um conjunto de instruções que interpretam as informações que você dá ao computador com o teclado ou com o mouse, e então comanda seu computador para concluir uma tarefa.
p) DOS ou OS - Abreviatura para Disk Operating System (Sistema operacional de disco). É ele que administra o fluxo de informações para e de várias partes de seu computador. Dos é um sistema operacional (OS), ou um conjunto de programas que administram o computador. Os programas controlam como a memória (ROM e RAM) é usada, como os dados são acessados, e outras funções básicas. O DOS também provê utilitários que lhe permitem preparar disquetes e discos rígidos para uso, para fazer cópias auxiliares de seus dados, e exibir ou imprimir cópias de programas ou arquivos.
  3. Quais são as técnicas adequadas de manuseio e armazenagem de disquetes? Armazene o disquete em um lugar seguro, longe de pó, umidade, campo magnético (como televisões, alto-falantes, e monitores de computadores), e temperaturas extremas.
Etiquete cada disquete de forma que você pode identificar a informação armazenada nele. Coloque a etiqueta na frente do disco, ao topo, de forma que a etiqueta não se prenda a qualquer área exposta no disco.
Não escreva em etiquetas de disquete com canetas esferográficas. Evite dobrar ou dobrar o disco.
Nunca toque a área exposta da superfície de disquete.
Mantenha disquetes longe de todos os imãs e campos magnéticos ou elétricos.
Não exponha nenhum disco à umidade, pó, ou temperaturas altas.
4. Descrever as funções e saber identificar os seguintes componentes de um computador pessoal:
a. Teclado - Dispositivo de entrada de dados que contem letras, números e símbolos em teclas onde o usuário interage com o computador digitando os comandos e informações.
b. Monitor - O monitor tem uma tela que exibe informações, como as instruções que você envia a seu computador e a informação e resultados que seu computador manda de volta depois de interpretar suas instruções. A tela pode exibir informação em uma cor ou em várias cores.
c. Impressora - Dispositivo utilizado para saída de informações de forma impressa em papel. Atualmente existem muitos modelos mais as mais comuns são as que utilizam a impressão por Jato de Tinta.
d. Unidade de Processamento Central/Sistema - A parte de um computador que executa cálculos, executa instruções e transfere informações entre todas as partes do computador. Microcomputadores contêm apenas um CPU ou microprocessador.
e. Unidade de Leitura de Disquete - A unidades de disquete de seu computador armazena informações em discos fora da RAM. Por exemplo, seu computador pode ler instruções de um disquete para a  RAM, e armazenar seus dados em um disquete.

  
5. Saber a diferença entre as seguintes impressoras, e o uso das mesmas:
a. Qualidade de carta (Esfera de Margarida) - Funcionam como uma máquina de escrever. Utilizam um conjunto de caracteres fixos que são forçados contra o papel formando assim o caracter.
b. Matriz de Ponto - Conhecidas também como matriciais, são impressoras que utilizam um dispositivo que "martela" pequenas agulhas contra uma fita de tinta e o papel produzindo uma série de pontos formando assim os caracteres.
c. Laser - impressora que emprega a técnica do laser para imprimir os dados.
d. Plotter - Tem uma ou mais canetas que se movem sob o papel sob o controle do computador para produzir uma imagem.
e. Jato de tinta - Impressoras Jato de Tinta com pequenas explosões de tinta sobre o papel. Elas são flexíveis como as impressoras de Matriz de Ponto e operam mais quietamente. Podem ser adaptadas para impressão de colorida.
f. Térmica - A impressão acontece queimando-se um papel especial. Uma máquina de fax trabalha de modo similar.
6. Demonstrar e descrever como proteger um sistema de computador da poeira, sujeira, eletricidade estática, quedas e oscilação de energia, ou outros fatores potencialmente perigosos que podem interromper ou danificar um sistema. Siga todas as advertências e instruções contidas na documentação do seu computador.
Não use computadores próximo de água.
Não coloque computadores em lugares instáveis. O computador pode cair e causar um sério dano.
Nunca coloque o computador próximo de uma fonte de calor.
Nunca insira qualquer objeto estranho nas aberturas do gabinete do computador. Fogo, choque elétrico, e outros danos podem acontecer.
Desligue o computador, e tire da tomada antes de limpar.
Use pano úmido por limpar. Nunca aplique líquido ou limpadores de aerossol diretamente sobre o computador.
Se molhar o computador, tire da tomada todos os cabos de força e contate a assistência técnica para ajuda.
  7. Mencionar pelo menos quatro dipositivos de entrada para computadores.Teclado, Mouse, Light Pen, Disquete, Scanner, Modem
  8. O que significa fazer uma cópia de segurança (back-up) de um disco ou arquivo? Porque é importante? É fazer cópias de todos os dados disponíveis no sistema (geralmente do disco rígido) para outro lugar (geralmente para disquetes). Há três razões para se fazer backups:
Para proteger seus dados contra uma queda do sistema ou algum desastre natural.
Proteger os arquivos de um apagamento acidental.
Assegurar uma mudança sem problemas quando se está reinstalando ou atualizando um sistema.
  9. O que é manutenção preventiva de computador? Por que ela é importante? Manutenção preventiva: São revisões para se evitar falhas. Algumas operações de manutenção incluem: limpeza geral do computador, procura de defeitos em discos rígidos, teclados e assim por diante. A manutenção preventiva é importante porque assim evita que o computador fique inútil. Quando o computador "quebra" os consertos são caros e a perda de dados, muitas vezes, dão prejuízos incalculáveis de tempo e o dinheiro.
10. Dar carga, carregar (instalar) e utilizar corretamente um programa software preparado para uso num sistema de computação (Não vale jogos para computador).
Você pode baixar no site www.baixaki.com.br
11. Mencionar algumas finalidades que uma pessoa ou família poderia ter para o computador pessoal, além de jogos. Para controlar as finanças familiar.
Tradução de documentos de um idioma para outro.
Para desenhos gráficos.
Para obter uma educação melhor.
Para conectar-se à Internet.
Estes são algumas das milhares de coisas nas quais você pode usar o PC.





Arte de Acampar I






NOTA - Aqui colocamos apenas uma idéia do que se fazer. A maioria dos itens são práticos e devem ser demonstrados. Apenas damos pequenas dicas e um empurrão para se começar a Especialidade!

1. Ter pelo menos 10 anos , ou estar no mínimo na quinta série.
Estar cumprindo os requisitos do Cartão de Amigo   

2. Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.
Quando se acampa, não se destrói a natureza. O acampamento é o local na qual nos aproximamos cada vez mais da criação de Deus. Devemos preservar o local, promovendo o máximo possível, meios para não degradar, não jogando lixo na mata, não cortando árvores desnecessariamente, não matando os bichos ou depredando o seu habitat, etc.

3. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.
Há uma sigla chamada PASOCOLA, que significa: Parar, Acalmar-se, Sentar, Orar, Comer, Orientar-se, Lembrar e Andar.

4. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano.
O saco de dormir e o colchonete são os mais usados em acampamentos. Em nosso clima tropical, ambos são muito usados, não levando a nenhum problema. Quando se faz um acampamento no inverno e necessita-se de um meio de se agasalhar mais eficaz, o saco de dormir se torna um bom isolante térmico, que proporciona boas acomodações e pouco volume de bagagem. 

5. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.
São necessários: escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, toalha, bíblia, papel higiênico, etc.

6. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.
NOTA - O ideal deste item é participar de um acampamento de unidades. O Campori não seria apropriado para tal item, visto que você deve planejar toda a programação e executá-la. No Campori a programação já está pronta.

7. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada.
Monte uma barraca canadense e desmonte. Note que a fogueira pode aquecer, mas não deve ficar muito próxima da barraca.

8. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja um acampamento rústico.
Quando a pessoa vai ao banheiro deve deixá-lo limpo o quanto for possível. Se tem descarga, puxe. Se for no mato, cubra os detritos. Não urine ou defeque pelo caminho. Muitos precisam usar e você também precisará depois. É muito triste ver as condições sanitárias em acampamentos, por pessoas que praticam atos de vandalismo, sujando e inutilizando banheiros. Faça a sua parte!

9. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.
O canivete e a machadinha devem ser tirados de sua bainha somente quando utilizados. O canivete é usado para cortar cordas, sisal e coisas pequenas. Já o machado é utilizado para cortar troncos e coisas maiores. 
Mostre sua habilidade em cortar em "V" com a machadinha. E todas as regras de segurança possíveis.

10. Fogueiras:
a. Demonstrar habilidade para escolher o local e preparar uma fogueira.
b. Conhecer as regras de segurança para mexer com fogo.
c. Saber como usar fósforos.
d. Praticar fazendo uma fogueira usando apenas um fósforo e materiais da natureza.
e. Demonstrar como proteger a lenha que será usada em fogueiras, quando estiver chovendo.
As fogueiras são muito perigosas para quem não as trata com segurança. Deve-se escolher um local onde o fogo não se espalhe, retirando todo material combustível de, pelo menos, 3 metros longe da fogueira. Limpar a área de gravetos, grama ou qualquer coisa que possa queimar e espalhar o fogo. Para se proteger a lenha em clima molhado, deve-se cobri-la e deixá-la longe do sereno ou possível chuva.

11. Fazer pão no espeto.
Faça a massa do pão, enrole na vareta e deixe o pão assar na fogueira.

12. Descrever o procedimento adequado para levar e manter os utensílios de cozinha limpos.
Os utensílios de cozinha devem ser lavados após a refeição e colocados em reservatórios específicos, como sacolas ou recipientes que mantenham eles fora de risco de sujarem. Se você deixar pra lavar depois o prato, fica mais difícil de lavar, os restos de comida endurecem, além de ser anti-higiênico, pode atrair bichos. Importante: nunca jogue restos de comida na pia do acampamento ou em rios limpos que servirão para se utilizar a água para beber.

13. Descrever a roupa apropriada para dormir e como manter-se aquecido durante a noite.
Devemos nos agasalhar, pois em acampamentos, a mata tende a esfriar a temperatura pela noite. O saco de dormir é muito útil tanto para calor como para frio, pois mantém a temperatura do corpo constante. Roupas largas são boas para dormir. Calça jeans e outras apertadas podem causar desconforto.

14. Retirar uma lição espiritual prática da natureza durante seu acampamento.
Boa criatividade!

15. Explicar e praticar o lema: "tire apenas fotos e deixe apenas pegadas".





Cuidados de casa (perguntas & Respostas)


1. Fazendo a planta de uma casa e escolhendo o local, quais os requisitos a serem considerados.
Tipo do terreno, a localização com relação ao sol, iluminação pública, água potável, ou encanada etc.

2. Desenhar uma planta baixa de uma casa ou apartamento (imaginário) a ser construído em sua localidade para uma família de quatro membros, e fazer a lista dos móveis para cada cômodo.

Desenhar em escala 1:100 ou seja cada cm. da régua eqüivale a um metro da casa. Os quartos deverão estar na face norte que receberão muito sol no inverno, nem tanto no verão.

3. Escolher um sistema de aquecimento e dar a razão da escolha.

O aquecimento pode ser solar (o mais caro para instalar porem o mais econômico em manutenção, o ideal) o elétrico central ( manutenção cara) a gás (o mais barato e econômico porem mais perigoso)

4. Como conseguir água? Que precauções devem sempre ser tomadas no suprimento de água e pôr que? 

Se morar no campo, furar poço em ponto mais alto em relação à fossa e mais de 20 metro de distancia entre eles. Na maioria das cidades é servida por rede pública, porem prever um reservatório de água em torno de 1000 litros para uma família de 4 ou 5 membros. Nos dois casos cidade ou campo é necessário o reservatório em causa de pane nas bombas, ou na manutenção da rede de água.

5 .Que espécie de iluminação terá a casa? Que espécie de ventilação?

De dois tipos, a natural (sol) e artificial (energia elétrica). A ventilação ideal é a natural, cada janela tem que ter de ventilação 50% da iluminação.

6 Dizer como fazer o acabamento das paredes, soalho e forro, e por que? 

Os acabamentos podem ser nas áreas secas como salas, dormitórios em reboco, massa corrida e pintura látex. piso em carpete ou madeira, o forro na própria laje de cobertura revestido do mesmo material das paredes. Nas áreas molhadas como banheiros e cozinhas as paredes receberão azulejos e os pisos cerâmicas.

7. Descrever um fogão, um refrigerador ou geladeira e a melhor maneira de conserva-los limpos. 

Essa deixamos pra você, pergunte a mamãe.

8. Explicar como conservar alimentos frescos sem geladeira. 

Poderão ser colocados em lugares frescos de preferencia embalados e colocados sob a água fresca.

9. Fazer uma lista dos utensílios necessários para a conservação e limpeza de uma casa.

Pergunte para a mamãe

10 Mostrar porque e necessário conservar limpo o porão, as privadas, os armários, os guarda-louças, os lavatórios e pias.
 Explicar como limpa-los.
Para não juntar insetos, ratos e ......................

11. Indicar a maneira mais própria de lavar louças, e a ordem em que se devem lavar talheres, cristais, louças de mesa e utensílios de cozinha. 

Essa também é com você

12. Como se devem limpar tapetes, colchões, travesseiros e moveis estofados, paredes forradas de papel , janelas e
tapetes podem ser aspirados?
 mãe me ajude nessa que eu te ajudo na limpeza...

13 .Como conservar roupas de inverno e cobertores durante o verão? Que fazer com a roupa sua antes de se lavar? 
Em lugares arejados, ...................

14. Qual e a maneira mais econômica de comprar farinha, açúcar, cereais, manteiga e verduras Como se devem guardar em casa? 

Saia com sua mãe e veja.

15. Quais são as exigências legais do lugar que você mora, quanto ao lixo e escoria?

Na maioria das cidades é recolhido o lixo pela prefeitura, em algumas mais modernas é separado os material orgânicos, papel e vidro/plástico.

16. Como cuidará disto em sua casa? Se não existir lei o que fará com isso e pôr que? 

Os materiais orgânicos poderão ser enterrados..........
Essa é com você

17. Sob que condição se desenvolvem com mais facilidade os germes e os vermes? Como se pode evitar o contagio de ambos? 

Estude com cuidado esta pergunta

18. Planeje o seu trabalho domestico de uma semana com um programa diário, incluindo todos os pormenores necessários.

Mamãe vai gostar muito disso.